Data Center: o que é?

31 mar, 2022 | Tecnologia

Você sabe como são hospedados os aplicativos e dados essenciais de uma empresa ou Instituições? Bom, isso é feito em um espaço físico chamado de Data Center, ou simplesmente Centro de Processamento de Dados

O Data Center é composto por servidores, equipamentos de armazenamento e processamento de dados, roteadores, dispositivos de segurança e controladores de entrega de aplicativos.

Apesar disso, alguns Data Center modernos não estão limitados a apenas um ambiente físico, podendo estar conectados em vários data centers, na borda e nas nuvens públicas e privadas, comunicando-se entre vários lugares, local e na nuvem.

Um Data Center necessita de proteção contra incêndios e sistemas de resfriamento para manter temperaturas estáveis.

Bom, agora que você tem uma noção básica sobre o que é o Data Center, mas você consegue imaginar sua real importância, os tipos e como escolher o seu? Nesse artigo vamos explicar tudo isso. Vamos lá?

Como funciona um Data Center

Todos os servidores e dados de uma empresa ou instituição estão armazenados no Data Center, que pode ser montado em uma sala, racks, armários metálicos ou em edifícios próprios. Tudo depende do tamanho do equipamento. 

Os data centers abrigam uma infinidade de servidores e bancos de dados. Quanto mais informações ele precisar processar, maior ele será. Isso dependerá diretamente do tamanho da empresa, e o que ela armazena. 

Muitas vezes eles ficam em grandes galpões, com entrada controlada. Por questão de segurança, poucos funcionários podem ter acesso ao local. Também pensando nisso, a localização precisa ser de fácil acesso a redes de energia independentes e, no mínimo, proximidade com grandes cidades.

Lembre-se que o Data Center necessita de energia, iluminação, telecomunicações, Internet, transportes, tráfego urbano, bancos, sistemas de segurança, saúde pública, entretenimento, etc. 

Importância do Data Center 

Todas as informações que você encontra na internet, estão armazenadas em um local físico chamado Data Center. Dito isso, ela é extremamente importante para atividades diárias, dos vídeos no YouTube aos joguinhos online. 

Literalmente tudo do mundo online está integrado a serviços efetuados em servidores instalados em data centers. Na prática, ele guarda:

  • Banco de dados;
  • Aplicativos;
  • E-mail;
  • Compartilhamento de arquivos;
  • Big data;
  • Inteligência artificial (IA);
  • Aprendizado de máquina
  • Desktops virtuais;
  • Comunicações;
  • Serviços de colaboração e muito mais. 

Tipos de Data Center

Basicamente existem dois tipos de Data Center, sendo eles:

1 – Data Center Privado (PDC)

O Data Center privado, ou PDC, é uma estrutura física operada e gerenciada dentro de uma organização, seja ela empresa, indústria ou mesmo uma cidade. Seu objetivo central é cuidar de dados de processamento interno, como também de aplicações da empresa voltadas para a Internet.

Ela pode ser a base de um sistema integrado de inteligência de um município, que guarda as informações básicas do cidadão, das instituições, da economia, do sistema de transporte e da segurança. Nesse caso, o Data Center Privado pode ser usado na construção de uma cidade inteligente. 

Agora, quando falamos de uma empresa, o Data Center pode ser usado para guardar um banco de ferramentas de gestão do relacionamento com o cliente (CRM) ou um Sistemas de gestão empresarial (ERP). 

2 – Internet Data Center (IDC)

O Internet Data Center, ou simplesmente IDC, já é uma modalidade muito mais específica. Ele pertence e é operado por um provedor de serviços de telecomunicações, pelas operadoras comerciais de telefonia ou outros tipos de prestadores de serviços de telecomunicações. 

Seu principal objetivo é oferecer vários tipos de serviços de conexão, hospedagem de sites e de equipamentos dos usuários.

Como escolher um Data Center

Para prevenir alguns riscos como perda de dados e prejuízo financeiro, é preciso se atentar no Data Center que irá escolher. Por isso, é interessante pensar nas três dicas que selecionamos a seguir. 

1 – Segurança 

Toda empresa que oferece esse tipo de serviço, precisa atender aos níveis corretos de segurança e disponibilidade na instalação física. Por isso, na hora de escolher um Data Center, é preciso que ele seja oferecido com toda a segurança necessária. 

2 – Telecomunicações

É de extrema necessidade que o data center funcione 24 horas por dia e 7 dias por semana para garantir a atividade dos negócios dos clientes. A empresa precisa contar com dois fornecedores diferentes de rede e internet, para se um deles cair, o outro garantir a funcionalidade. 

3 – Processos

As certificações internacionais como a ISO 20000 e ISAE 3402 norteiam as melhores práticas e processos. Além disso, é preciso verificar as qualificações das equipes que trabalham em um data center. 

# # #

© Copyright 2000-2022 TECNO - IT, TECNOLOGIA, SERVICOS E COMUNICACAO SA

Política de Cookies e Privacidade