O que é segurança da informação_

O que é Segurança da Informação – Inovações e Tendências

22 set, 2022 | Tecnologia

A internet é uma das ferramentas mais democráticas da sociedade atual, onde grande parte da população mundial pode se manifestar, publicar e consumir conteúdo ou até mesmo criar uma vida paralela. 

Consequentemente, existem milhões de dados armazenados nessa rede. Todas essas pessoas deixam muitas informações pessoais na rede mundial de computadores. 

Essas informações vão desde coisas básicas, como fotos do seu dia a dia em alguma rede social, até dados bancários. Isso quando estamos falando apenas de pessoas físicas. Em caso de empresas, os dados são ainda mais vitais. 

Toda essa concentração de dados em um lugar, deixa pessoas e empresas muito fragilizadas. E a preocupação é guardar todos os dados que estão disponíveis de pessoas mal intencionadas. 

Mas, como pode-se lidar com isso? A resposta é a Segurança da Informação. Ao longo desse artigo, vamos explicar o que é, e falar um pouco sobre as tendências e inovações nesse campo. 

O que é segurança da informação?

Segurança da Informação é a defesa de dados e a prática que assegura que informações sigilosas possam ser acessadas somente por aqueles a quem estas se referem, ou seja, seus responsáveis por direito.

A Segurança da Informação é uma das principais aliadas de empresas, sendo responsável por evitar que qualquer pessoa distribua dados sobre vendas, margem de lucro, concorrentes, entre outras de formas indevidas.

Isso evita que um simples e-mail, ou mensagem em um aplicativo de bate papo, possa se transformar em um grande problema. 

Sobretudo, a Segurança da Informação permite construir políticas e métodos que são empregados na circulação de dados confidenciais e são controlados pelo departamento de Tecnologia da Informação (TI) de uma empresa.

Para colocar a Segurança da Informação em funcionamento em uma empresa, normalmente são instalados programas nos computadores e celulares da mesma, de forma a cuidar da privacidade das informações.

A empresa precisa garantir que os funcionários não irão baixar nenhum tipo de programa no computador, uma vez que um simples bug ou malware pode colocar tudo a perder. 

Para garantir que os funcionários não façam isso, muitas empresas preveem punições rigorosas para qualquer colaborador que quebrar as regras de uso das informações.

Inovações no campo da Segurança da Informação

Existem algumas tecnologias que inovaram a Segurança da Informação nos últimos tempos. Nós selecionamos as principais para você conferir! 

1 – Autenticação Multifator

Utilizar o recurso de login e senha para acessar uma plataforma, um aplicativo ou um sistema pode não ser completamente seguro. Por isso, a autenticação multifator está sendo cada vez mais aderida por empresas e pessoas. 

Trata-se da ação de exigir que o usuário confirme sua identidade mais de uma vez, antes de liberar seu acesso a algum ambiente digital, aumentando a privacidade e a proteção de dados. 

A confirmação pode ser realizada, por exemplo, via reconhecimento facial, autenticação push – a qual um código é enviado para outro dispositivo, como o celular ou e-mail. 

2 – Managed Security Services

O Managed Security Services (MSS), ou seja, Serviço Gerenciado de Segurança, já era bastante necessário em virtude dos constantes movimentos da transformação digital. Hoje é ainda mais. 

É possível que o parceiro de MSS ingresse na organização para trabalhar em parceria com os profissionais da equipe interna de TI da empresa contratante do serviço.

Em contraste, os parceiros especializados em Serviço Gerenciado administram e monitoram a infraestrutura de segurança da informação de maneira ininterrupta. 

3 – Data Mapping

Para atender as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é importante que as empresas que trabalham com operação de processamento de informações tenham visibilidade dos dados que estão em seu poder. 

A solução mais eficiente é a Data Mapping, que tem como principal diferencial a capacidade de mapear dados estruturados e não estruturados, em banco de dados conhecidos e desconhecidos. 

Tendências para a Segurança da Informação

Enfim, selecionamos algumas tendências da Segurança da Informação para os próximos anos. 

1 – Maior investimento

Atualmente, vemos uma corrida das empresas por serviços e soluções de segurança da informação que garantam a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Isso irá continuar!

Além de ser uma exigência da lei, cada vez mais as empresas se preocupam com a Segurança da Informação, pois entendem que os prejuízos podem ser muito acima do imaginado. 

A ausência de proteção de dados pode ocasionar danos financeiros à empresa, bem como perda de credibilidade e confiança perante o mercado. Dessa forma, torna-se cada vez mais imprescindível a prática de prevenção para conter tais agravantes.

2 – Pautas do dia a dia para phishing

Existe uma utilização de contextos do mundo factível para criação de conteúdos muito similares aos legítimos, que contenham links perigosos. Dessa forma, o usuário é capturado pelo phishing para vários usos, como roubo de dados, informações confidenciais, senhas e etc. 

Para conter essa intimidação há sempre a possibilidade de capacitação do time profissional, para que ele reconheça quando estiver diante dessa ferramenta maliciosa. 

3 – BYOD

Colaboradores de uma empresa dependem cada vez mais de dispositivos móveis para a comunicação e acesso de arquivos em rede. Consequentemente, as empresas devem intensificar o investimento em segurança da informação para mobile e políticas BYOD (Bring Your Own Device). 

Cerca de 33% dos vazamentos de dados vão ser causados por incidentes internos nas empresas, segundo o Forrester Predictions. Além disso, muitos dos ataques cibernéticos começam com contaminações de equipamentos pessoais de colaboradores.

Em vista disso, empresas costumam estabelecer práticas de cibersegurança mais rigorosas, usando soluções de proteção endpoints de nova geração para varredura de dispositivos, articulação de firewalls, sistemas de proteção contra vazamento de dados (DLP) e criptografia em comunicações.

4 – IA

A Inteligência Artificial será ainda mais usada a serviço da segurança da informação nas empresas. Algoritmos de deep learning, reinforcement learning e sistemas de MDR (Managed Detection & Response) impulsionados por AI já são usados para testar redes e sistemas automaticamente em busca de vulnerabilidades e ameaças. 

Pessoas má intencionadas vão existir em qualquer meio, por isso, a segurança também precisa acompanhar a evolução tecnológica. O mundo hoje é digital, e a Segurança da Informação é a inovação desenvolvida para proteger os dados virtuais, de órgãos privados ou públicos. 

Ao contrário do que imaginam, a internet não é terra sem lei. E a proteção dos dados está aqui para provar isso.

# #

© Copyright 2000-2022 TECNO - IT, TECNOLOGIA, SERVICOS E COMUNICACAO SA

Política de Cookies e Privacidade