O futuro não é amanhã, ele é agora! Isso nunca foi tão verdadeiro, uma vez que nas últimas décadas a evolução tecnológica se tornou cada vez mais melhor, e sendo mais utilizada pela maior parte da população.
Enquanto na maior parte do tempo ela é colocada aos poucos no meio do dia a dia da população, outras vezes ela explode instantaneamente, devido às necessidades e circunstâncias.
Um bom exemplo disso é o teleatendimento médico, que apesar de já existir há algum tempo, só conseguiu uma grande aderência pela maioria da população após o início da pandemia global de coronavírus.
Além disso, as tendências tecnológicas tornam possível um avanço na qualidade de vida nas cidades. A união da tecnologia com estratégias sociais, proporciona o nascimento das cidades inteligentes.
Dito isso, ao longo desse artigo, além de discutirmos um pouco sobre a importância das novas tendências tecnológicas, também vamos mostrar quais são as tendências tecnológicas de 2022. Vamos lá?
O que são tendências tecnológicas
Tendências tecnológicas são todas aquelas tecnologias que estão nascendo e podem revolucionar as nossas vidas no futuro, mas não apenas o futuro distante, como também o futuro a curto e médio prazo.
Dessa forma, as novidades tecnológicas para o futuro próximo são vitais para o sucesso de todo empreendimento, independentemente do seu porte ou posicionamento de mercado. Como também é importante para a população.
Para que a sociedade consiga evoluir, de forma que exista qualidade de vida para todos aqueles que a integram, a tecnologia precisa servir ao interesse de todos, sendo usada para a construção de uma cidade inteligente.
Quer um exemplo prático? Alguns especialistas afirmam que a Inteligência Artificial (IA) será usada para enfrentar mudanças climáticas, explorar o espaço, desenvolver tratamento para doenças graves etc.
Certamente esses são objetivos grandiosos e audaciosos, mas que podem se tornar possíveis à medida que a tecnologia avança.
No Brasil, algumas tecnologias demoram um pouco mais para chegar. Nesse sentido, também é fundamental acompanhar os avanços tecnológicos de outros países que se destacam na geração de inovação e de novas tecnologias.
Quais são as tendências tecnológicas para o futuro?
1 – Hiperautomação
A hiperautomação, além de mecanizar as tarefas manuais repetitivas realizadas pelas pessoas, se refere à automação de qualquer processo empresarial utilizando uma combinação de RPA (Automação de Processos Robóticos) e outras tecnologias avançadas como Inteligência Artificial ou Machine Learning.
Ela permite que a Iniciativa Privada direcione suas energias para aumentar o crescimento, a digitalização de seus processos e a excelência operacional. Isso está diretamente conectado a uma automação mais ampla e feita com mais qualidade. Consequentemente, permite o avanço social.
2 – Data Fabric
Apesar de o uso de dados já ser uma realidade, muitos dados ainda permanecem isolados nos aplicativos, sem serem usados em sua total potencialidade. O data fabric permite a integração de dados entre plataformas e seus usuários.
Isso faz com que esses dados fiquem disponíveis em todos os lugares onde eles são necessários, lembrando que desde que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) seja respeitada, é claro.
Com sua capacidade de aprender quais dados estão sendo usados, o data fabric possibilita que se façam recomendações para outros dados mais qualificados e diferenciados.
3 – Sistemas autônomos
Os sistemas autônomos, ou autogerenciados, são softwares capazes de se automodificar com seus próprios algoritmos. Seu ambiente dinâmico e autônomo dispensa intervenção externa para ser atualizado e otimizado.
A longo prazo, esses recursos serão comumente utilizados em espaços inteligentes que são capazes de se adaptar a novas realidades e exigências.
4 – Inteligência Artificial Generativa
A Inteligência Artificial Generativa consegue gerar novos artefatos com base em dados de amostra, sem repetições. Uma boa forma de começar é acelerar a produção de conteúdo e os esforços ligados à pesquisa e desenvolvimento.
Selecionar usos comprovados de IA Generativa para ajudar na criação de novos produtos e aumentar sua personalização é algo que será cada vez mais visto no mercado.
Muitas estratégias da hiperautomação já são adotadas no mercado de automação e tecnologia de informação. Em breve, ela irá proporcionar meios de identificação, análise e outros processos de automatização às instituições de vários setores, mantendo o foco nas melhorias estratégicas.
Caso queira ficar por dentro das principais tendências dos próximos anos, não deixe de acompanhar o nosso blog.