Só é possível alcançar o almejado sonho de uma cidade inteligente, conceito criado na década de 1990, quando a tecnologia é usada para melhorar a estrutura social, visando a qualidade de vida.
Pense assim, todas as vezes que alguma tecnologia é lançada, seu impacto reverbera na sociedade, inclusive na forma como ela pensa e se organiza, alcançando a maneira como as pessoas vivem e se relacionam.
Consequentemente, concluímos que essas alterações de comportamento podem refletir em um considerável aumento na qualidade de vida da população, desde que a relação com os novos recursos seja equilibrada, claro!
Benefícios da tecnologia para a sociedade
A tecnologia tem como objetivo final facilitar o dia a dia, contribuindo para aumentar a qualidade de vida da população. Quer um exemplo prático? Nós trazemos alguns para você:
- Descobertas científicas que proporcionam um considerável aumento na expectativa de vida graças a tecnologia criada;
- A internet leva praticidade e conforto às pessoas;
- Softwares de gestão adicionam agilidade à rotina de organizações.
Você se lembra daquela época em que tinha que sair de casa correndo para pagar uma conta antes que ela vencesse? Atualmente basta acessar o seu banco pela internet e solucionar o problema em alguns poucos cliques.
Mas como isso influencia na sua qualidade de vida? O tempo que sobra pode ser usado para passar mais momentos com a família e amigos.
Além disso, a internet, por exemplo, aproxima as pessoas. Pessoas que se amam e que moram em países diferentes, podem se comunicar em chamadas de vídeo que têm pouco ou nenhum custo.
As redes sociais e comunidades virtuais também facilitam o encontro de pessoas que compartilham interesses. Novas e verdadeiras amizades podem ser construídas a partir de dispositivos como computadores e smartphones.
Apesar disso, para que a tecnologia realmente funcione em prol da sociedade, ela precisa ser pensada de forma democrática, podendo alcançar todas as camadas sociais e, principalmente, servido a todos.
Voltemos ao exemplo da internet que aproxima as pessoas não importa a distância. Isso só realmente vale, quando qualquer pessoa, de qualquer classe social, tem acesso a essa tecnologia.
Tecnologia e qualidade de vida na cidade
A tecnologia também é responsável por tornar a cidade mais eficiente. A tecnologia aplicada assertivamente, em todos os setores dentro de uma cidade, aumenta a qualidade de vida da população.
O processo de implementar tecnologia dentro das cidades não é recente, mas ganhou uma injeção de popularidade nos últimos anos. As famosas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) vêm sendo aplicadas aos poucos.
Um exemplo do uso de tecnologia nas cidades, formando cidades inteligentes, são as plataformas digitais. Elas tornam o acesso aos serviços públicos menos burocratizados.
Segundo a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, a digitalização já abrange 54% dos serviços públicos, uma vez que 1834 serviços já podem ser acessados através do portal do governo.
O conceito de cidade inteligente surgiu em 1990, e desde então está em constante transformação. Mas, o objetivo final é o mesmo desde o inicio: conectar as pessoas, as instituições e a cidade em si. Tudo fluindo de forma natural para o bem comum.
Você quer ver alguns exemplos práticos da tecnologia em prol da qualidade de vida nas cidades? Então leia nosso artigo sobre Tecnologia e Qualidade de Vida disponível no blog da Tecno It.