exemplo de internet das coisas

Internet das Coisas: O que é e 10 Exemplos na Prática

21 nov, 2022 | Tecnologia

A Internet das Coisas, do Inglês Internet of Things (IoT), é uma tecnologia que permite a integração de vários dispositivos em uma rede de transmissão de dados e informações. Com isso, trazemos objetos de uso cotidiano para o universo digital, facilitando nossas vidas.

Apesar de cada vez mais presente em nossas vidas, esse conceito ainda não está claro para muita gente. Acompanhe nosso artigo para aprender mais sobre o assunto e conhecer 10 exemplos de IoT na prática.

O que é a Internet das Coisas

Como já dito, a IoT é um conjunto de tecnologias para promover a integração e a comunicação de objetos e dispositivos. Ela surgiu por volta da década de 80, mas só foi oficialmente reconhecida em 1999.

Em uma de suas primeiras aplicações, estudantes de Ciências da Computação da Carnegie Melon University conectaram uma máquina de refrigerantes à internet. A programação permitia que a máquina informasse a disponibilidade e a temperatura dos produtos.

Com o tempo, essa tecnologia foi se aprimorando a partir de outras que iam surgindo e complementando-a. A seguir, damos exemplos práticos de sua aplicação.

10 exemplos de Internet das Coisas

1 – Sensores

A tecnologia IoT possibilita conectar sensores para medir uma série de dados coletados, como quantidade de monóxido de carbono; temperatura; umidade; pressão; vibração e movimento.

O que diferencia os sensores IoT dos sensores simples é que eles podem não apenas coletar dados em diferentes ambientes físicos, mas também enviá-los para os dispositivos conectados.

2 – Casas automatizadas

Casas inteligentes ou sistemas de automação residencial baseados em IoT estão se popularizando. Em uma casa inteligente, aparelhos eletrônicos de consumo (como luzes, ventiladores, condicionadores de ar etc.) podem ser conectados uns aos outros via internet.

Essa interconexão permite ao usuário operar esses dispositivos à distância. Uma casa inteligente é capaz de controle de iluminação, gerenciamento de energia, expansão e acesso remoto.

3 – Análise de dados

Essa aplicação é cada vez mais comum nos negócios. Com ela, é possível determinar tendências e padrões analisando conjuntos de dados pequenos ou grandes (small data e big data). 

Os aplicativos de análise de dados de IoT podem analisar dados estruturados, não estruturados e semiestruturados para gerar insights significativos.

4 – Rastreamento e monitoramento

Muitas empresas estão usando sistemas IoT para rastreamento de ativos. Os dispositivos de rastreamento IoT usam GPS ou radiofrequência (RF) para rastrear e monitorar propriedades.

Dispositivos inteligentes podem ser usados ​​para identificação e verificação de ativos a uma longa distância.

5 – Gerenciamento de desastres naturais

Vamos pegar o caso de incêndios florestais. Imagine uma reserva natural toda monitorada por sensores IoT. Assim, é possível monitorar a temperatura, níveis de carbono e outros indicadores importantes para prever e gerenciar possíveis incêndios.

Relatórios detalhados poderiam ser enviados regularmente a uma cabine de controle. Em caso de incêndio, brigadas de combate seriam acionadas por um alarme automático.

6 – Agricultura

Aplicativos agrícolas inteligentes otimizam muitas atividades, como determinar o melhor momento para a colheita, criar perfis de fertilizantes com base na química do solo e detectar nutrientes e níveis de umidade.

Assim, os agricultores são capazes de monitorar a saúde do solo e automatizar processos, garantindo eficiência e minimizando perdas.

7 – Automatização industrial

A automatização industrial por meio de IoT produz relatórios de dados de métricas importantes, incluindo eficiência do equipamento e dados de telemetria.

Esses dados podem ser coletados de ativos localizados em diferentes localizações geográficas. Assim, é possível conectar, monitorar e controlar dispositivos industriais de maneira remota.

Uma indústria equipada com IoT eleva sua velocidade de produção e mantém um padrão de qualidade uniforme em todo o processo produtivo. Também ajuda a tornar o local de trabalho mais eficiente e seguro, reduzindo erros humanos.

8 – Carros inteligentes

Com a IoT, carros podem se conectar a outros veículos e ao ambiente ao seu redor, a fim de trocar informações como velocidade, localização, rotas etc. Isso permite que dispositivos internos indiquem o melhor caminho e a necessidade de manutenção, por exemplo.

Basicamente, existem dois tipos de comunicação para veículos inteligentes, a de Veículo para Infraestrutura (V2I) e a de Veículo para Veículo (V2V). 

A comunicação V2I permite que os veículos estabeleçam a melhor rota e encontrem vagas de estacionamento. A V2V é fundamental para veículos automáticos e semiautomáticos, pois permite que veículos conectados evitem colisões.

9 – Sistemas de saúde

A IoT aplicada na área da saúde ajuda no monitoramento e suporte de dados vitais, ajudando na tomada de decisões clínicas. Com os dispositivos médicos IoT, esses serviços podem se tornar mais acessíveis à população.

Os dispositivos médicos IoT permitem o monitoramento em tempo real dos pacientes, de forma remota. Eles podem relatar emergências, como um ataque de asma, insuficiência cardíaca etc., imediatamente a um médico, salvando as vidas de muitas pessoas.

10 – Sistemas de segurança biométricos

Segurança avançada, comunicação de dados e intervenção humana minimizada são alguns dos recursos da IoT utilizados neste setor. A tecnologia biométrica faz uso de reconhecimento de impressão digital, voz, olhos e rosto.

Os dispositivos usados ​​em sistemas de segurança biométrica são interligados entre si e possuem a capacidade de escoar os dados após cada uso no computador principal. Assim, os dados ficam salvos para uso posterior.

Podemos perceber que, mesmo não conhecendo o termo, é uma tecnologia que está presente em diferentes áreas todos os dias da nossa vida. Estamos ansiosos para acompanhar a evolução da IoT e comunicar à vocês, em primeira mão, sobre as novidades. Acompanhe nosso blog e se mantenha sempre atualizado.

# #

© Copyright 2000-2022 TECNO - IT, TECNOLOGIA, SERVICOS E COMUNICACAO SA

Política de Cookies e Privacidade