Sistemas inteligentes de transportes

O que são Sistemas Inteligentes de Transportes?

04 nov, 2022 | Tecnologia

Um Sistema Inteligente de Transporte (ITS) é um sistema de transporte desenvolvido a partir de tecnologias de detecção, análise, controle e comunicação, para melhorar sua segurança, mobilidade e eficiência.

A Internet das Coisas (IoT) e a inteligência artificial (IA) estão revolucionando os sistemas de transporte, seja em terra, água ou ar.

Essas tecnologias conectam veículos, semáforos, pedágios e outras estruturas para ajudar a aliviar congestionamentos, prevenir acidentes, reduzir a poluição e otimizar o transporte.

Nessa publicação, você aprenderá um pouco sobre os Sistemas Inteligentes de Transportes. Acompanhe para ver exemplos, benefícios e desafios para a adoção desses sistemas.

Exemplos de Sistemas Inteligentes de Transportes

A Revolução Industrial impulsionou fortemente a mobilidade mundial. Estradas, ferrovias, navegação a vapor e, eventualmente, transporte aéreo. Tudo isso surgiu e ganhou proporção do século XIX em diante.

Agora, chegou a vez das novas tecnologias darem o novo salto. Com elas, estabelecemos conexões entre veículos e infraestrutura (V2I) e entre veículos com outros veículos (V2V). Essa integração, em larga escala, gera ganhos em eficiência, praticidade, segurança, sustentabilidade e qualidade de vida.

Entre os exemplos mais comuns de ITS, podemos citar sistemas de gestão de frotas, gestão inteligente de tráfego; comunicação V2X; carregamento de veículos elétricos; cobrança eletrônica de portagens, dentre vários outros.

Benefícios dos Sistemas Inteligentes de Transportes

A tendência é que a adoção de ITSs aumente em aplicações como monitoramento de frotas, gerenciamento de pedágios, gerenciamento de passagens, preços de transporte, telemática e monitoramento de tráfego.

Os principais beneficiários das melhorias de segurança, da disponibilidade de informações e análises em tempo real são viajantes (passageiros ou motoristas), empresas e agências de transporte. Dados gerados pelos ITSs também aumentam a segurança interna de territórios.

Benefícios para o cidadão

Tanto no transporte particular quanto no transporte público, os usuários podem desfrutar de informações precisas antes, durante e depois da viagem. Dessa maneira, podem planejar melhor suas atividades e sua rotina. Um sistema integrado e inteligente também reduz o tempo das viagens, pois otimiza o tráfego como um todo.

O armazenamento e o compartilhamento de dados em um ITS aumenta a qualidade, traz mais transparência e maior confiabilidade ao serviço prestado. Além do mais, regiões com amplo acesso a transporte público aumentam o valor de seus imóveis, além de estimular a atividade econômica no local. Tudo isso gera um aumento na qualidade de vida dos cidadãos.

Benefícios para o grupo gestor

Gestores públicos ou privados de sistemas de transporte também são muito beneficiados pelos ITSs. Sistemas de ITS agregam valor ao processo de tomada de decisão, atuando diretamente em três frentes vitais:

  • Planejamento;
  • Otimização;
  • Fiscalização de operações

Assim, esses sistemas melhoram a performance e provêm dados estratégicos para contratar requerimentos das operadoras de ônibus. Também permitem maior visibilidade e governança, garantindo segurança e transparência.

Os ITSs também aumentam a receita dos grupos gestores, pois otimizam processos e reduzem custos operacionais. Por fim, ainda propiciam mais um canal de comunicação com seus clientes, melhorando o relacionamento.

Benefícios para os operadores

Como já dito, sistemas inteligentes de transporte aumentam a eficiência operacional. Isso porque o armazenamento e processamento de dados por IA e IoT ajudam a identificar possíveis falhas e encontrar lacunas onde apenas os olhos humanos não enxergariam.

Logo, operadores passam a ter à sua disposição informações precisas, que permitem melhorias no planejamento e otimização dos processos; aumento na rentabilidade da operação e na performance geral do sistema; redução nos custos de manutenção e operação.

O monitoramento preciso e automatizado também traz mais confiabilidade e segurança aos sistemas de transporte, benefício que se reflete também na segurança do trabalho para os operadores.

Benefícios para os motoristas

Sistemas inteligentes de transporte são capazes de monitorar o comportamento e as ações do motorista em atividade. Isso lhes permite ter mais consciência de seu desempenho, aprimorando seu desenvolvimento e sua formação profissional; além de trazer benefícios para toda a sociedade e melhorar a educação no trânsito.

Os ITSs proporcionam informação e comunicação em tempo real com o Centro de Controle de Operações. Isso ajuda a prevenir acidentes, ajustar rotas, evitar tráfego e muito mais, trazendo mais conforto e segurança para o motorista.

Benefícios para o meio ambiente

A adoção de tecnologias de ITS também traz contribuições significativas para a sustentabilidade e o meio ambiente. Ao maximizar a eficiência da operação, elas melhoram a oferta do serviço e trazem confiabilidade, frequência e regularidade aos serviços.

Um sistema de transporte coletivo mais eficiente propicia um aumento da demanda estimulada. Com isso, promove-se a redução de veículos individuais circulantes, o que traz, consequentemente, uma redução significativa de emissões poluentes na atmosfera.

Desafios para a adoção dos ITSs

Embora muito promissores, os ITSs ainda apresentam alguns obstáculos para sua adoção. Dentre os principais, podemos destacar o crescimento lento da infraestrutura global e os altos custos de instalação. 

Outro grande desafio é garantir a segurança da tecnologia altamente conectada. Os mesmos fatores que tornam os ITSs atraentes para os usuários os tornam vulneráveis a hackers e violações de dados.

Aguardamos a evolução destes tipos de sistemas para que, além dos desafios superados, a sociedade e o meio ambiente comece a desfrutar de tantos benefícios. Uma revolução tecnológica que está apenas começando!

# # #

© Copyright 2000-2022 TECNO - IT, TECNOLOGIA, SERVICOS E COMUNICACAO SA

Política de Cookies e Privacidade

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com