Cidades inteligentes no Brasil

Conheça as 5 cidades mais inteligentes do Brasil

14 nov, 2022 | Tecnologia

Em outra publicação, falamos sobre o que caracteriza uma cidade inteligente. Em resumo, são cidades que otimizam seus recursos e estruturas, de forma a garantir benefícios econômicos, sociais e na qualidade de vida.

No Brasil, já existem cidades assim, com reconhecimento da comunidade internacional. Na publicação de hoje, você vai conhecer as cinco cidades mais inteligentes do país.

Critérios de uma cidade inteligente

Primeiro, é preciso entender que os critérios considerados para avaliar a inteligência de uma cidade podem variar de acordo com a fonte e o conceito adotado. Aqui, estamos considerando os critérios e conceitos utilizados no último Ranking Connected Smart Cities (CSC) 2022.

Idealizado por uma parceria entre Necta e Urban Systems, sua avaliação é feita com base em 75 indicadores, divididos em 11 eixos temáticos, quais são:

  • Urbanismo
  • Economia
  • Educação
  • Empreendedorismo
  • Energia
  • Governança
  • Mobilidade
  • Segurança
  • Meio ambiente
  • Tecnologia e Inovação
  • Saúde

Foram avaliadas cidades com mais de 50 mil habitantes no Brasil, conforme dados do IBGE, totalizando 680 cidades avaliadas. O estudo completo pode ser acessado na íntegra no website da pesquisa, no link acima.

A seguir, vamos conhecer as mais bem posicionadas

Campinas – SP

Na quinta colocação, está a cidade de Campinas, no estado de São Paulo. No ranking de 2021, a cidade aparecia na oitava posição, subindo 3 degraus na escala.

Foi a 4ª cidade mais bem colocada de seu porte (mais de 500 mil) e 3ª na região Sudeste, alcançando uma nota de 35,778 no CSC. Ela se destacou nos eixos Tecnologia e Inovação (5º lugar), Empreendedorismo (6º lugar), Educação (5º lugar) e Economia (3º lugar).

São Caetano do Sul – SP

Ocupando a quarta colocação, está São Caetano do Sul, também do estado de São Paulo. Em 2021, a cidade ocupava a 6ª posição. Assim, juntamente com Campinas, desbancou as cidades de Brasília (DF) e Vitória (ES), que ocupavam o quarto e o quinto lugar em 2021.

Nessa última edição, São Caetano do Sul foi a melhor cidade de seu porte (100 a 500 mil habitantes) e a segunda melhor da região Sudeste.

Além de ótimos desempenhos em Governança (4º lugar) e Economia (9º lugar), a cidade foi destaque nos eixos Segurança e Educação, alcançando o primeiro lugar em ambos. Assim, obteve pontuação final de 36,365.

São Paulo – SP

Fechando a participação do estado de São Paulo entre as cinco melhores, vem a capital. Apesar de ainda estar bem posicionada, a megalópole caiu duas posições, em relação à edição do ano passado.

Mesmo tendo caído posições, ela continua a cidade mais bem posicionada do Sudeste, com nota 36,877. Destacou-se principalmente nos eixos de Mobilidade e Economia, ocupando o primeiro lugar em ambas categorias.

A presença de ciclovias estruturadas e semáforos inteligentes foram cruciais para esses resultados. Além disso, a capital paulista é também referência por oferecer vários serviços digitalizados, como o cadastro imobiliário, e por políticas públicas que permitem acesso a água e cobertura 4G para toda a população.

Florianópolis – SC

Floripa chega trazendo a região Sul para o pódio, ocupando a segunda colocação. Ela se manteve no mesmo patamar do ano passado e alcançou a nota de 37,925. Também ocupa a segunda colocação de seu porte e de sua região.

Mesmo não alcançando o primeiro lugar em nenhum eixo, sua boa colocação se deve ao fato de estar entre as 10 primeiras em vários eixos: Mobilidade (4º lugar), Tecnologia e Inovação (6º lugar), Saúde (6º lugar), Empreendedorismo (2º lugar), Segurança (3º lugar) e Economia (10º lugar).

Curitiba – PR

Por fim, o primeiro lugar ficou com a capital paranaense, que, consequentemente, foi também a primeira da região Sul e de cidades com porte acima de 500 mil habitantes.

Curitiba demonstrou uma performance excepcional, ficando entre as 10 primeiras em cinco eixos: Meio Ambiente (8º lugar), Governança (9º lugar), Tecnologia e Inovação (2º lugar), Empreendedorismo (1º lugar) e Urbanismo (3º lugar).

Vale destacar também seus resultados nas áreas de Saúde (11º lugar) e Mobilidade (13º lugar). Em nenhum eixo ficou abaixo da 40ª colocação. Sua nota ficou em 38,571.

São José dos Campos – SP

Apesar de não estar entre as cinco primeiras, aparecendo apenas na posição 31 do Ranking CSC, São José dos Campos merece menção honrosa em nossa lista.

Isso porque, em 16 de março deste ano, ela foi a primeira cidade brasileira a receber o título de “Cidade Inteligente” pela ABNT, a partir de critérios estabelecidos pelas normas internacionais NBR ISO (37120, 37122 e 37123).

Vale ressaltar que apenas 79 cidades no mundo têm esse reconhecimento. Ao todo, são considerados 276 indicadores dentro das três normas, englobando serviços urbanos, qualidade de vida e sustentabilidade.

Como país, ainda temos muito o que caminhar nessa direção, mas os primeiros passos já estão dados.

#

© Copyright 2000-2022 TECNO - IT, TECNOLOGIA, SERVICOS E COMUNICACAO SA

Política de Cookies e Privacidade